Este conteúdo é voltado para pessoas com pouco ou nenhum conhecimento em marketing digital. Se esse é o seu caso, boa leitura!
Você curte aproveitar vantagens gratuitas?
Eu sim! Por isso, hoje vou compartilhar uma ótima ferramenta com você e que muitas pessoas ainda não conhecem e outras até já ouviram falar, mas não exploram tudo o que ela oferece.
Acredito que provavelmente você já ouviu falar que é possível destacar um negócio no Google investindo em anúncios pagos, né? Hoje você vai aprender como cadastrar sua empresa no gigantes das buscas sem custo algum e ainda explorar vários recursos para divulgar seu negócio e interagir com possíveis clientes e também com quem já visitou a sua empresa e comprou algo de você. Tudo isso acontece através do Google Meu Negócio, uma plataforma criada especialmente para as pequenas empresas.
Quer aprender a como começar? Siga os passos:
- Acesse este link:
- Clique em “gerenciar agora” e faça seu cadastro da forma mais completa e correta possível;
- Faça a confirmação da sua ficha (é assim que o Google chama o cadastro de uma empresa na plataforma).
Na minha experiência e acompanhando alguns clientes que ainda não tinham esse cadastro, a confirmação sempre foi através de um documento impresso com um código que chega, em média, duas semanas depois no endereço cadastrado através dos Correios. É só abrir a correspondência que lá vai ter as orientações de onde você precisa digitar o código para ativar sua conta na plataforma. 🙂
Tudo isso é realmente muito simples e as boas notícias eu ainda nem contei.
Após a ativação, você vai:
- Estar no Google Maps;
- Poder aparecer nas buscas pela sua empresa na rede de pesquisa do Google. Busque pelo meu negócio, Envolve Digital, e você verá como os dados dela aparecem no canto direito da tela. Ou clique aqui: https://g.page/EnvolveDigital;
- Poder receber e responder avaliações de clientes. Esse recurso é ótimo para dar credibilidade ao seu negócio e o Google percebe, pelo GPS do celular, quando vamos a algum lugar e incentiva que façamos essas avaliações, falando bem (de preferência!) ou não muito bem das empresas que tivemos contato;
- Ter acesso a uma área de produção de conteúdo para postar fotos, vídeos e textos, que ficarão visíveis quando alguém encontrar sua empresa no Google;
- Poder incluir um Tour 360º do interior do seu negócio. Existem empresas especializadas nesse serviço que podem fazer esse arquivo para você, como a 360 Mídias Interativas, que fez vários trabalhos legais como o Tour 360º dos ambientes internos do Colégio Cotemig. Veja aqui como ficou: ;
- Cadastrar descrições dos seus produtos e serviços;
- Receber um relatório mensal com vários dados insights incríveis! Alguns deles: quantidade de vezes que sua empresa foi vista, quantas ligações recebeu a partir do Google e quantas vezes os clientes clicaram no botão “como chegar”.
Sim! Tudo isso sem custo nenhum.
Só que é claro que o Google não é bobo. Esses cadastros ajudam a alimentar a plataforma com informações relevantes para os consumidores que buscam por soluções no buscador. Quanto melhores as informações, mais a plataforma é utilizada pelas pessoas que buscam produtos e serviços e também vista como espaço para os anunciantes.
Inclusive, depois do cadastro no Google Meu Negócio, é provável que você receba um cupom para anunciar no Google Ads, mas se você não quiser, não será obrigado. Apesar de que: eu recomendo! Recentemente, um cliente meu recebeu uma oferta para anunciar R$ 300 pagando apenas R$ 150. Fazendo uma boa campanha, dá pra atrair um bom tráfego para o seu site com esse valor!
Tem muito mais!
Acima eu listei apenas algumas das funcionalidades do Google Meu Negócio, mas existem outros detalhes que só utilizando ou indo mais fundo para você conhecer. Não quero me estender muito aqui, afinal, a ideia é convidar você para usar, se aventurar e tirar suas próprias conclusões!
Faça testes e melhore a imagem digital da sua empresa!
Talvez você já sabia que podia cadastrar sua empresa gratuitamente no Google, mas não tinha conhecimento de todas essas possibilidades, ou simplesmente não está explorando todos os recursos, que são vários, né? Que tal testar? Mesmo que você não consiga grandes resultados em vendas de imediato, é pouco tempo de esforço para deixar a imagem da sua empresa no maior buscador do mundo bem completa!
Para quem eu recomendo o Google Meu Negócio?
De forma geral, qualquer empresa pode utilizar esses recursos, mas a minha recomendação é que, principalmente os negócios locais, explorem ao máximo o Google Meu Negócio! O que são negócios locais? Bom, esse é um assunto para um próximo conteúdo. Fique ligado por aqui nos meus textos!
Um abraço e até a próxima!