Sempre que começamos algo, é tudo um mistério, não é mesmo? Dúvidas e inseguranças surgem, nem sempre temos profissionais da área acessíveis para darem suporte e acabamos agindo pelo feeling. E por ver muitos metendo os pés pelas mãos, decidi separar 5 erros que vejo muito por aí pra você não cometer. Sem mistério e sem complexidade. Vamos lá?

1. Não alimentar os perfis sociais antes de divulgar

Vez ou outra recebo convites pra curtir alguma página no Facebook ou seguir algum perfil no Instagram. Clico pra verificar do que se trata e… Bom, tem um ou dois posts. Péssimo erro! Se você está começando e quer conquistar uma audiência, guarde a ansiedade de mostrar sua página pra todo mundo e capriche no conteúdo. Pense comigo: por que alguém entraria em uma loja vazia ou com quase nada de produtos à venda? A lógica no digital é a mesma: por que alguém seguiria um perfil que tem pouco ou nenhum conteúdo? Sua credibilidade vai pro espaço, e, o pior: a primeira impressão pode ser a que vai ficar. Você desperdiça um ponto de contato em uma das primeiras tentativas. Então não meta os pés pelas mãos! Faça bons grids no Instagram (aqui tem um vídeo que ajuda muito), alimente sua página no Facebook com ótimos posts e uma foto de capa matadora e só depois disso comece a chamar o público. Vai por mim, a espera vai valer a pena! 🙂

2. Estar em uma rede social só porque todos estão usando

Muitos pequenos e médios empreendedores saem criando perfis nas “redes sociais da moda” e acabam se frustrando. Isso acontece porque acabam agindo pelo impulso e não fazem uma pesquisa antes de entrar na rede social. Vejo várias empresas no Instagram sem nenhum potencial para estar lá, por exemplo. Empresas sem apelo visual, sem boas fotos, divulgando seus layouts mirabolantes achando que terão algum resultado. Pense na particularidade de cada rede social. Não é porque você e seus amigos estão em determinada rede social que sua empresa também tem que estar. Na dúvida, consulte ou profissional de marketing ou publicitários antes pra ter certeza.

3. Não investir em design

Por estarem começando, muitos profissionais acabam optando por opções mais em conta na hora de criarem suas marcas, e é como dizem: muitas vezes o barato sai caro! “Meu sobrinho está fazendo Publicidade” ou “meu vizinho já trabalhou em uma gráfica” são coisas que a gente escuta por aí e já se preocupa. Nada contra estudantes de publicidade ou profissionais gráficos, mas criar uma marca é coisa séria. Na hora de investir na sua, invista mesmo, sem economizar. Se você não puder pagar um bom designer, tente oferecer o seu serviço em troca, negocie, mas não deixe de dar importância a esse passo. Estamos na era da informação e somos bombardeados por conteúdo o tempo todo, as pessoas não querem ver layouts feios, então capriche!

4. Focar somente em conteúdos promocionais

Lá está você começando a produzir conteúdo nas redes sociais. Você fala sobre seus produtos, sobre seus preços, seus diferenciais, sua localização, sua experiência… E quando vê, está falando só sobre você achando que está arrasando. Errado! Rede social é lugar de relacionamento, então pense estar de frente com uma pessoa que só fala de si mesma. Entediante, não? Na hora de pensar nos seus conteúdos, desenhe uma persona, que é uma ilustração do seu público, e comece a pensar em conteúdos que a ajudem em seus problemas e desafios, que despertem sua curiosidade e intercale com conteúdos mais promocionais, afinal, você não está ali só de bobeira.

5. Deixar de investir em um bom site

Por último, mas não menos importante, tenha uma site! Por estar iniciando no mercado, muitos empreendedores acabam optando por entrar nas redes sociais, onde tudo pode ser trabalhado de forma orgânica, e deixam os planos de ter um site para o futuro. Aí que se comete um erro, que vou confessar que é tentador. Não ter um site, além de não passar uma imagem muito positiva para o seu cliente, pode fazer com que você perca negócios. Isso porque diariamente buscamos por empresas e soluções em mecanismos de busca, como o Google, e a sua empresa deixa de aparecer nos resultados por não ter um site. Além de poder transformar buscas em negócios, um site com o seu domínio possibilita que você tenha um e-mail profissional, como contato@suaempresa.com.br. Sem comparação com um Gmail ou um Hotmail.

 

E aí, curtiu as dicas? Deixe nos comentários quais as suas dúvidas sobre marketing digital e quais os seus principais desafios para abordarmos nos próximos conteúdos. Um abraço e até a próxima! 🙂